Minicursos

MANHÃ: 9h00 - 12h00

 

 

MC 01: Discurso, gênero e infância: (re)produções simbólicas do feminino na propaganda infantil

Professora: Dra. Patrícia Ribeiro Corado (IFF/Cabo Frio)

 

Ementa: A partir das bases teóricas da análise semiolinguística do discurso (Charaudeau), somadas à orientação bakhtiniana de que os sujeitos se constituem numa relação a um só tempo histórica, social e discursiva, o minicurso se apresenta com o objetivo de verificar reproduções simbólicas de masculino e feminino presentes em objetos publicitários destinados ao público infantil. O minicurso contará com uma primeira etapa expositiva, com apresentação de elementos teóricos que fundamentam as análises e apresentação de exemplos do corpus, o qual será composto por materiais publicitários cujo público-alvo seja prioritariamente o infantil.  A análise se assentará na verificação escolhas e arranjos linguageiros, bem como de seus efeitos interpretativos, a fim de, sob o prisma da(s) ciência(s) da linguagem, fazer ver a ideologia presente nesse material discursivo no que tange às questões de gênero. Na sequência, proporemos uma prática (oficina), na qual os cursistas serão divididos em pequenos grupos e receberão materiais publicitários que os desafiem à análise.

 

 

MC 02 - A Educação de Jovens e Adultos no contexto institucional

Professora: Dra. Maria Teresa Gonçalves Pereira (UERJ)

 

Ementa: A Educação de Jovens e Adultos no contexto institucional. Perfil dos alunos no processo. Metodologias. Práticas docentes e discentes. A inclusão social como fator relevante da consciência cidadã.  

 

MC 03 - A cultura africana e afro-brasileira na literatura para a infância e juventude: o que é dado a ler

 

Professora: Dra. Eliane Santana Dias Debus (UFSC)

 

Ementa: Propomo-nos a apresentar e debater sobre a literatura africana de Língua portuguesa para infância no mercado editorial brasileiro. Principais tendências, títulos, autores e editoras e sua interlocução com as demandas promovidas pela Lei 10.639/2003.

 

 

MC 04 -  Adequação lexical para uma linguagem funcional

 

Professora: Dra. Maria Aparecida Pauliukonis (UFRJ)

 

Ementa: Conscientização da importância da escolha lexical na composição de um texto. Seleção vocabular e os vários fatores linguísticos e discursivos. Um novo conceito de correção linguística em termos de uso pertinente a uma situação discursiva determinada.  Língua, Código e Texto: realização do contrato social.

 

 

MC 05 - As interjeições do português do Brasil na sala de aula de PLE

 

Professora: Dra. Adriana Leite Prado Rebello (UFF)

 

Ementa: Abordagem da relação entre as interjeições do Português do Brasil e aspectos da cultura brasileira, tendo como foco o registro informal do dialeto do Estado do Rio de Janeiro, à luz das contribuições de Anna Wierzbicka para o estudo das interjeições; de Rom Harre para a conceituação do termo emoção; de Milton Bennett para a definição do termo cultura. Reflexão sobre a produção de material didático para o trabalho com as interjeições na sala de aula de português para estrangeiros.

 

 

MC 06 - Interpretação de texto na sala de aula: deixando os “achismos” de lado

 

Professora: Dra. Lucia Deborah R. de Araújo (UERJ/Colégio Pedro II)  

Ementa: A interpretação de textos tem sido alvo de constantes críticas por parte de alunos e candidatos a concursos, em função de um histórico de abordagens muito pautadas no impressionismo, na condução ideológica de marcação pessoal e em informações extratextuais. Produziu-se uma cultura de que a interpretação deve estar de acordo “com o que o professor ou a banca querem” e pouco se tem feito para transformar esse cenário. Nosso minicurso pretende olhar criticamente essa tradição e propor novos e efetivos caminhos para que o professor ensine seu aluno a interpretar textos a partir de uma base segura, mais objetiva. Distinguiremos compreensão de interpretação e tomaremos como ponto de partida a superfície textual, com ênfase nas escolhas lexicais e nos valores semânticos veiculados; atentaremos, também, para as possibilidades interpretativas criadas pela utilização de determinadas estruturas sintáticas, sobretudo em textos de humor. Estarão sob análise textos de características e gêneros variados, contemplando o repertório presente em exames como Enem e demais concursos: textos verbais (literários ou não), textos mistos, infográficos. Construída a base teórica, teremos a oficina de interpretação, em que os alunos do minicurso desenvolverão atividade didática, colocando em prática o que foi aprendido e levando do curso um produto concreto.

MC 07 - Tiras no Ensino

 

Professor: Dr. Paulo Eduardo Ramos (UNIFESP)

 Ementa: As tiras cômicas estão entre os gêneros dos quadrinhos preferidos nos materiais didáticos. Não só por isso, mas também por isso, carecem de um olhar mais detalhado. A proposta deste minicurso é explorar as características das tiras e de seus gêneros, de modo a proporcionar um olhar mais crítico sobre elas para a aplicação em práticas na sala de aula.   

 



TARDE: 14h00 - 17h00

 


MC 08 -  Jogos semânticos

Professor: Dr. Claudio Cezar Henriques (UERJ)

Ementa: Atividades lúdicas de semântica para uso em sala de aula, inspiradas nas sugestões de Rodolfo Ilari (Introdução à Semântica, brincando com a gramática) e de Claudio Cezar Henriques (Léxico e Semântica: estudos produtivos sobre palavra e significação)

  

MC 09 - Cómo investigar géneros discursivos-textuales en la escuela y la universidad? Herramientas para la investigación-acción situada

 

Professor: Dr. Frederico Navarro (Universidad de Buenos Aires, Argentina)

 

Ementa: En las últimas dos décadas, la masificación del ingreso a la universidad en Latinoamérica ha fomentado la multiplicación de iniciativas de investigación, enseñanza y elaboración de materiales didácticos sobre lectura y escritura académicas. Sin embargo, estas iniciativas en general están poco informadas sobre lo que los estudiantes efectivamente deben escribir, no forman ni incluyen a los miembros de las comunidades de aprendizaje, no impactan en las mallas curriculares ni brindan perspectivas sistemáticas y representativas.

En los últimos años, algunas investigaciones internacionales (Nesi & Gardner, 2012; Thaiss & Zawacki, 2006) y regionales (Navarro, 2014) han buscado suplir estas carencias a partir del análisis contrastivo y participativo de géneros discursivos-textuales de formación disciplinarmente específicos según enfoques mixtos de base textual y etnográfica, tanto en educación media-superior como superior, que no solo hagan aportes a lo que se sabe sobre el discurso académico, sino que también tengan impacto en las aulas, la formación docente y el currículum.

En este taller, se presentarán las bases teóricas y metodológicas para diseñar una investigación aplicada, situada y participativa de los géneros en educación media y media-superior. Se explorarán estrategias y experiencias, así como oportunidades y desafíos, para hacer que el diseño investigativo sea ecológico y con representatividad disciplinar, orientado a la acción pedagógica y a la innovación curricular, y con formación y participación de los actores de la comunidad de aprendizaje.

En suma, se brindarán herramientas para diseñar investigaciones robustas que den cuenta de la complejidad de las prácticas de los escritores disciplinares e impacten en los marcos institucionales y pedagógicos que transitan.

Observação: este minicurso será ministrado em espanhol.

 

 

MC 10 - Processos sociocognitivos e o ensino de leitura: práticas e implicações pedagógicas

Professora: Dra. Tania Mara Gastão Saliés (UERJ)

 

Ementa: Propiciando oportunidades de aprendizagem no ensino de leitura:

Processos sociocognitivos, práticas e implicações pedagógicas. À luz da Linguística Cognitiva, a capacidade de predizer, planejar, compreender e explicar fatos à luz de pistas textuais e contextuais emerge de nossa capacidade de fazer projeções entre domínios conceptuais.  Em outras palavras, inferir novos significados só é possível a partir da interação entre nossa percepção, significados já experienciados e mundos possíveis.  Sem esses processos, compreender torna-se tarefa tortuosa e nem sempre bem-sucedida. Cabe-nos então refletir sobre como ajudar o aluno leitor a desenvolver metaconsciência sobre as pistas textuais e contextuais e processos por elas indexados.  Como ajudá-lo a fazer de conta, a imaginar que X é Y?  O propósito desse minicurso é oferecer aos participantes a oportunidade de, em um trabalho conjunto e interativo, refletir sobre essas questões à luz da Linguística Cognitiva.  Em um primeiro momento, demonstraremos como a linguagem funciona como pista para processos inferenciais, principalmente os que regem o processamento das metáforas e das mesclas.  Em um segundo momento, proporemos práticas pedagógicas que ilustrem as reflexões desenvolvidas.

 

MC 11 -  Semântica Gramatical

Professor: Dr. José Carlos Azeredo (UERJ)

Ementa:O significado das formas gramaticais tem sido tratado como uma questão resolvida, talvez com amparo na crença em uma sistematicidade do significado atrelada à regularidade da forma gramatical. A proposta do minicurso é avaliar o tratamento da significação gramatical em obras tradicionais, repensar suas implicações teóricas à luz de enfoques contemporâneos e debater a operacionalidade desses conhecimentos na análise de textos."

 

MC 12 - As Tecnologias Digitais e o ensino e aprendizagem de Língua Materna e Línguas Adicionais

 

Professora: Dra Angela Cristina Rodrigues de Castro  (CMRJ)

Ementa: No contexto atual, há ampla divulgação acerca do possível reconhecimento de nossos alunos como "nativos digitais". Prensky (2001) escreve: “Os alunos de hoje – do maternal à faculdade – representam as primeiras gerações que cresceram com esta nova tecnologia. [...] como resultado deste ambiente onipresente e o grande volume de interação com a tecnologia, os alunos de hoje pensam e processam as informações bem diferentes das gerações anteriores”. Entretanto, torna-se claro, a partir da experiência docente em sala de aula, que os alunos não têm tanta experiência ou facilidade no uso das tecnologias digitais, de tal forma que não basta o(a) professor(a) apenas acrescentar tais instrumentos à rotina de sua sala de aula, embora se faça necessário prepará-lo(a)s para uma sociedade em que o uso das tecnologias se constitui como elemento fundamental. Da mesma forma, o(a) docente deve avaliar quando realmente fazem a diferença e não transferir o foco de suas aulas para elas. A proposta deste minicurso é levar seus(suas) participantes a refletirem sobre práticas docentes  de ensino-aprendizagem de língua materna e línguas adicionais a partir do uso das tecnologias digitais, assim como  sobre as opções que existem de acordo com o planejamento, as intenções e a disponibilidade, inclusive ressaltando a proposta do “mobimento” e o desenvolvimento do letramento digital, da colaboração e da autonomia do(a)s discentes.

 

 

MC 13 - Avaliação na Construção de Textos e seus Contextos: perspectivas da Linguística Sistêmico-Funcional e do Sistema de Avaliatividade 

 

Professora: Dra. Adriana Nogueira Accioly Nóbrega (PUC-RJ)

Ementa: O objetivo deste minicurso é apresentar os princípios da linguística sistêmico-funcional (LSF) de acordo com a abordagem sociossemiótica de linguagem de Michael Halliday (1994), trazendo à apresentação e ao debate o sistema de avaliatividade (Martin; White, 2005). Na fundamentação teórica da LSF, a linguagem é considerada um sistema de escolhas, realizadas conforme o seu uso em contextos reais de produção, a partir da interdependência entre três tipos de significados: significado ideacional, cria sentidos para falar de nossas experiências sobre o mundo, significado interpessoal, estabelece e mantém relações sociais, e significado textual, organiza as mensagens, relacionando-as a outras mensagens. No caso deste minicurso, a análise de textos e seus contextos de uso recairá sobre o sistema de avaliatividade, definido como uma perspectiva de análise textual, situado no campo da avaliação das atividades interpessoais, no nível da semântica do discurso. Com base nesta arquitetura teórica, as atividades desenvolvidas ao longo do minicurso terão como propósito: (i) introduzir brevemente o viés teórico, descritivo e analítico da LSF, discutindo as noções de texto, contexto, sistema e função; (ii) apresentar o sistema de avaliatividade e seus subsistemas de atitude, engajamento e gradação; (iii) analisar as escolhas avaliativas presentes em textos como recursos semânticos que negociam emoções, julgamentos e apreciações e (iv) observar como o uso avaliativo da linguagem constrói a subjetividade de escritores/ falantes e que posicionamentos adotam quanto ao mundo que os cercam. O curso será norteado pela exposição e discussão dos conceitos introduzidos, com espaço para a análise sistêmico-funcional de textos e para a reflexão acerca do uso avaliativo da linguagem em diferentes situações interacionais.


MC 14 -  Abaixo a licença poética; expressividade para todos

 

Professor: Paulo Coimbra Guedes (UFRGS)

 

Ementa: A língua que nós inventamos para falar português, já que não nos ensinaram a falar português e, menos ainda, a ler e escrever em português. A língua que nós andamos inventando para escrevermos e sermos lidos em português. O caso da concordância e a polêmica a respeito de Por uma vida melhor, o livro didático para a EJA. Gramática e estilo/ gramática ou estilo.

 

 

 

Buy Nutrisystem Everyday 5 Day cheap walmart nutrisystem meals nutrisystem coupons mart online nutrisystem reviews at costco order 5 day nutrisystem online diet nutrisystem one day meal kit best place to buy nutrisystem buy Nutrisystem 80 nutrisystem turbo 10/a> buy cheapest nutrisystem at walgreens best 3 week diet for men online reviews nutrisystem club nutrisystem food weight loss diet food how to get weight loss fast buy original forskolin Garcinia online buy natural forskolin where i can buy forskolin cheap the forskolin natural diet with nutrisystem nutrisystem diet club best diet plans order diet pills online usa 3 week diet plan nutrisystem shakes Official Nutrisystem site Cambogia Garcinia Safe Online Garcinia Cambogia Safe best extract diet pills How i can Garcinia know Get Garcinia diet 24 hour 28 day nutrisystem plan order meals plan of nutrisystem weekly nutrisystem cost nutrisystem pricelist online cheap cheapest buy nutrisystem on line best auto insurance quotes car insurance companies online Penis Enlargement best review